Conceitos básicos de multimédia
Com o constante crescimento dos meios de comunicação, que consistem na partilha de informações, tornaram-se num dos mais importantes sistemas que existe atualmente e utilizam meios como a televisão, publicidade, etc. para a partilha destas mesmas.
Com isto vieram também várias formas de espalhar notícias falsas, como:
-Desinformação: É a utilização de técnicas de comunicação e informação para espalhar uma falsa imagem da realidade, através da ocultação de informação, minimização da importância desta ou modificação do seu sentido.
-Deepfake: Tecnologia que utiliza inteligência artificial para criar vídeos falsos, porém realistas. Mesmo não sendo perfeitos estes vídeos conseguem enganar a maior parte das pessoas que os vêm através da manipulação das vozes, movimentos e imagens.
-Fake news: Este termo é usado diversas vezes e em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, isto acontece principalmente em redes sociais. Estas acontecem muitas vezes por falta de informação por parte da fonte que cria a notícia, mas a maior parte das vezes são usadas através da criação de títulos absurdos para atrair pessoas ao site e faturar com publicidade digital. Podem também ser usadas para espalhar o ódio através de mentiras relativas a uma pessoa, empresa, etc. A propagação destas notícias falsas acontece muito rapidamente pois são partilhadas em meios em que bastante gente possa ver e ir partilhando com os seus amigos, familiares e seguidores até se assentar a ideia de que realmente essa notícia é verdadeira como se tem verificado muito nestes tempos de COVID-19. O facto de serem uma ameaça à sociedade é pelo simples facto que uma mentira pode induzir em erro muitas pessoas, podendo as suas consequências ser desastrosas.
Comentários
Enviar um comentário