Conceitos básicos de multimédia
A multimédia, ou multimédia digital é o conceito aplicado a diversos sistemas que utilizam um meio físico e/ou digitais para comunicar o seu conteúdo através da utilização de textos, imagens, vídeo, áudio, etc. para o armazenamento e partilha de informações entre um emissor e um recetor. Com isto dito agora podemos entender porque é que com a contínua evolução da comunicação multimédia a compreensão e a aprendizagem foram evoluindo cada vez mais, é como se fosse uma comunicação direta de pessoa para pessoa mas por um meio digital e alcançando um maior número de pessoas de uma só vez.
Embora os nomes sejam parecidos existe uma grande diferença entre realidade virtual e realidade aumentada.
Então vou começar por explicar oque é a realidade aumentada.
A realidade aumentada é a interação entre um mundo virtual e um mundo físico. Bons exemplos de realidade aumentada é o jogo Pokemon Go pois utiliza o meio físico para nos deslocarmos no mundo virtual e capturarmos diferentes criaturas ao longo do percurso e também utilizando a câmara o dispositivo para projetar uma imagem virtual, na tela do telemóvel, no mundo real. Outro bom exemplo são os guias virtuais espalhados pelas cidades que vão indicando aos turistas os pontos de interesse, por exemplo, se for o caso, informações detalhadas sobre um certo monumento ou outra estrutura importante
Já por outro lado a realidade virtual é um ambiente de imersão criado por ferramentas computacionais na qual o utilizador faz diversas tarefas. Esta imersão faz com que não haja distração do mundo real enquanto o utilizador estiver utilizando o dispositivo de realidade virtual, quer seja num vídeo de 360º
ou então num jogo ou aplicação 3D. O mais comum usado para criar esta sensação de imersão é o dispositivo HMD (Head-Mounted Display) que é um ecrã usado na cabeça ao nível dos olhos que cobre o campo de visão do utilizador totalmente, e os auscultadores que produzem som do determinado vídeo, jogo ou aplicação. Para além destes mais comuns podem ser utilizados outros dispositivos, como luvas que processam os movimentos da mão do utilizador e os enviam para a simulação, permitindo uma interação mais facilitada com o mundo virtual.
Exemplo de realidade aumentada utilizada numa aplicação da IKEA que permite ver um objeto 3D antes de ser comprado:
Como bom exemplo de realidade virtual à diversos vídeos de pessoas a jogarem jogos "VR", ou seja "Virtual Reality" com a utilização de óculos VR:
Comentários
Enviar um comentário