Cidadania Digital

 Com a constante evolução das tecnologias de comunicação e de partilha de dados e ate mesmo a generalização da Internet, a necessidade da criação de um código de ética para estes meios surgiu.
 Esta evolução levou a com que as atividades humanas fossem passadas a ser feitas num meio tecnológico como as compras online, por exemplo. Logo os comportamentos a ter nesta rede de partilha de informação passaram a ser algo a se ter em consideração.
 Na minha opinião a cidadania digital é fundamental pois tem como regra uma boa conduta nestes meios, e o respeito para com os outros é algo sempre importante a se ter.

 A cidadania digital pode também ser subdividida em várias áreas, sendo estas áreas as seguintes:

-Etiqueta digital: que foca nos padrões de conduta e/ou procedimento. Este domínio é falível, pois ninguém é ensinado sobre esta etiqueta antes e começar a usar os meios sociais tecnológicos. Muitas vezes são criadas regras e regulamentos para impedir o seu uso inadequado.

-Comunicação digital: a troca eletrônica de informação tem sido a ser muito comum com a evolução da tecnologia, com pessoas a poderem comunicar entre si de lados opostos do nosso planeta e as noticias de outro lugar no mundo que chegam a nossa casa, quase instantaneamente, através dos media.

-Literacia digital: consiste nas habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sendo bastante úteis na para recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informações e também para comunicar em redes sociais.
 
-Acesso digital: baseia-se no acesso que cada indivíduo tem no meio tecnológico, com a igualdade no acesso à tecnologia sendo o principal objetivo deste domínio.

-Comércio digital: compra e venda de bens na internet. Com a evolução a tecnologia mencionada anteriormente este domínio tem se verificado a ser cada vez mais frequente nos dias de hoje com trocas e vendas legais mas por outro lado comércios ilegais e/ou imorais.
 
-Lei digital: responsabilidade online sobre as ações de cada utilizador. A ética online consiste numa boa utilização do meio em questão e do respeito pelas leis. Casos como roubos, crimes e utilização ilegal de algum site ou aplicação são considerados não éticos e mesmo sendo feitos num meio eletrônico causam severas punições aos praticantes.

-Direitos e responsabilidade digital: Com os direitos iguais a todos os utilizadores como, a privacidade, liberdade de expressão, entre outros, também há responsabilidades que todos devem ter no meio tecnológico, usando a tecnologia de modo adequado e, deste modo com estes dois conceitos, haverá uma maior produtividade entre todos no meio em questão.

-Saúde e bem estar digital: No meu entender este domínio consiste num "efeito dominó", isto porque havendo harmonia num ambiente digital, o bem estar dos utilizadores nessa rede social, site ou blog irá ser maior, e também haverá um maior equilíbrio nas relações dessa mesma comunidade, dando uma "melhor qualidade de vida" a esse mesmo meio.

-Segurança digital: Na maior parte dos meios sociais online, existe sempre uma definição que ajuda a manter a privacidade de cada individuo online. Sendo a segurança digital baseada na proteção da confidencialidade, integridade e disponibilidade de documentos, fotos ou outros meios de partilha de dados de casa individuo do meio online em questão. Qualquer violação deste privacidade é considerada como crime.


Com tudo dito, do meu ponto de vista, estes domínios existem para ajudar a uma melhor estabilidade das plataformas online e dos seus utilizadores, e ajudam na evolução e do número crescente de pessoas que procuram aderir de forma segura a este meio digital conhecido como Internet.











Comentários

Mensagens populares